press_release2

Artexpo New York 2010 – 32ª edição

A Artexpo New York é a maior feira mundial de comercialização de arte, na qual participam anualmente milhares de artistas e galeristas provenientes de todas as partes do mundo, reunidos em um único local.

Ao longo dos seus 30 anos de história, Artexpo NY acolheu artistas com grande prestígio internacional, incluindo Andy Warhol, Max Peter, Robert Rauschenberg, Robert Indiana e Leroy Neiman. A mostra pretende acolher mais de 25.000 compradores e apreciadores de arte nessa     edição.

Por uma iniciativa da B Licenças Poéticas, estarão expostas em Nova York, maior centro financeiro e comercial do mundo, obras de artistas plásticos que brilham no cenário artístico brasileiro, levando um recorte expressivo da produção artística nacional, com temas e técnicas variadas que representam a multidisciplinaridade artística do nosso país cujas obras se destacam pela ousadia e por sua capacidade criativa.

Os artistas que participarão nessa 32ª edição do evento são: Anna Guerra, Alessandro Jordão, Charles Chaim, Daniel Azulay, David Dalmau, Rosali Leão e Susy Magalhães.

Anna Guerra participa da Mostra com a série inédita “As Bonecas de Dona Lia”, artesã do interior de Pernambuco, famosa pelas suas bonecas de pano. Já o artista e designer Alessandro Jordão levará para Nova York, a obra “Pão de açúcar”, que faz parte de uma série de fotos e colagens inspiradas nos principais ícones brasileiros. O artista mineiro Charles Chaim, retratou dois símbolos de elegância e glamour, a primeira dama dos Estados Unidos, Jackeline Kennedy e o estilista francês Yes Saint Laurent, um dos nomes mais importantes da alta costura do século XX.

Daniel Azulay participará com as obras “Funny Wall Faces” e "Maracanã". Essa última trata-se de um projeto pioneiro, lançado pelo artista em 2006 na Exposição "A Porta". A tela é de chapa de metal onde 15 telas magnéticas menores podem mudar de posição de forma interativa, manipuladas de acordo com a vontade do espectador, ou seja, é uma obra que pode se transformar oferecendo novas possibilidades estéticas de deformação da imagem original.

"A grande bandeira do Brasil hoje no mundo é a camisa da nossa seleção. Minha fonte de inspiração, seu colorido azul-verde-amarelo traduz a alma e o sentimento de todo brasileiro que se orgulha do Maracanã como templo sagrado, verdadeiro santuário do nosso futebol”, afirma Azulay.

As pinturas de Dalmau têm a tradição do expressionismo figurativo europeu, dando destaque para temas urbanos. Com suas cores vibrantes, o artista faz uma homenagem a Big Apple, nas obras “Happy Hour in NY” e “Sunrise in NY”.

A artista pernambucana Rosali Leão levará uma série inspirada no universo feminino, com uma das obras intitulada “A arte das mulheres que se inventam!”. Já Susy Magalhães participará com as obras “Reconstrução” e “Mangue em Flor”, inspirada nas cores e formas do mangue. Essa obra trata-se de um díptico, isto é, um conjunto de obras que se completam.

Artexpo New York 2010 – 32ª edição

Período da Feira: 25 a 28 de março de 2010