Biografia_text
Imprimir
PDF

Biografia Anna Guerra

 

Anna Guerra nasceu no Recife e foi criada em Carpina, no berço do Rio Capibaribe, ao som das melodias de Capiba e do maestro Nelson. Vinda de uma família de artistas, Anna descobriu cedo sua vocação para o universo das artes.

Antes de seguir a carreira artística, Anna chegou a cursar veterinária e arquitetura, mas desistiu da vida acadêmica para seguir pintando e criando.

 

Apaixonada pela atmosfera nordestina e pelo ambiente dos engenhos, a artista retrata o cenário e a cultura do nordeste brasileiro em suas obras, principalmente o universo feminino. Ao pintar as mulheres nordestinas, Anna tenta transmitir uma força e solidez que nem sempre estão presentes na realidade dessas pessoas. Anna inspira-se também em outros artistas, como Caribé e Portinari.

 

As obras de Anna trazem cores harmoniosas, predominando os tons pastéis contrastado a cores vivas e as formas bem definidas, característica que varia de acordo com o momento vivido pela artista. Cada quadro apresenta um recado que ela tenta transmitir com figuras simbólicas. Anna Guerra tenta mostrar a força da mulher nordestina, sua determinação e garra, a luta com um mundo nem sempre hospitaleiro e, muitas vezes, hostil. A ausência de olhos em alguns quadros representa a valorização das emoções internas.

Anna Guerra foi aos poucos submetendo suas pinturas a uma tranformação, inspirada pelo cubismo e pela abstração, ao se ultilizar de cores vivas e contrastes junto a uma sobreposição das imagens, pretendendo transmitir a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização por que passam os objetos em ação, sem perder o foco em o que ela tem de mais precioso, as suas Raízes.